12/26/2011

América do Sul, um universo cultural.

Venezuela

A Venezuela é um lugar incrível, foi para este país minha primeira grande viagem mundo à fora. Era madrugada quando partimos, eu e meu fiel escudeiro Edson. Saímos às 4 da manhã de Manaus em uma aventura ruma à Ilha de Margarita no Caribe. Nossa meta era chegar ao destino por volta das 12:00 horas do dia seguinte, erramos...chegamos às 10:00 horas, mas para isso tivemos que dirigir todo o dia, noite e madrugada a dentro não paramos um momento sequer, apenas é claro para lanchar e higienizar-se! Em terras brasileiras, passamos pela Reserva Indígena dos Waimiri Atroari extremo do Amazonas com Roraima, algumas pequenas cidades, vilarejos e finalmente, Boa Vista às 14:20, de lá mas que depressa fomos direto para fronteira com o país vizinho, já que o portal da felicidade fecharia às 17:00...conseguimos... após 1:30min chegamos em Santa Helena uma cidade pacata e muito visitada por brasileiros, lanchamos mega sanduíches e seguintos a peregrinação. Las Claritas, El Tigre e tantas outras cidades com nomes curiosos. Ficávamos atentos às placas o tempo todo, cada uma revelava o segredo que nos esperava pela frente.




Fiz a mesma viagem duas vezes com Edson, mas após a leitura de um livro aprendi que não devemos disperdiçar nossas preciosas férias com o mesmo país, temos que conhecer lugares diferentes e aproveitar omáximo que cada uma delas pode nos oferecer. De fato o livro tinha razão, nosa vida é tão curta e nossas férias são tão poucas para serem dispensadas no local que já conhecemos!


A Venezuela é um País riquíssimo em recursos naturais, o petróleo garante muita coisa por lá, inclusive a quase imortalidade do presidente que insiste em não querer dar lugar a outro no processo "democrático" e Social do país. Em nossa última visita ao país o Socialismo de Hugo expropriou centenas de propriedades e nacionalizou centenas de grande empreas estrangeiras inclusive brasileiras! Tivemos a oportunidade de conversar com um jovem empresário do ramo da construção civil que também possuía lojas no maior shopping da famosa Ilha de margarita, ele disse que ia perder todos os bens por conta da ganância do presidente Chaves. Com tristeza, disse que esperava a hora de resolver as coisas da melhor maneira possível, já que a democracia de Hugo parecia mais um imperialismo ditador.

Mas...como sempre existe o lado bom de uma visita a um novo país!


Bolívia

Nunca estive num lugar tão encantador como a Bolívia. É um Pais com apouco mais de 9 milhões de habitantes, talvez o lugar da América do Sul que mais possui traços indígena e que preserva as raízes por meio da cultura do seu povo. Nas cidades por onde passei me deparei com belezas naturais incríveis que jamais poderia ver em outro ponto do mundo. A Bolívia é cheia de grandes mistérios e paisagens encantadoras. Parte do País é formada pelo relevo Amazônico, tipicamente conhecido aqui no Brasil. Fui por este lado, atravessei um belo Rio até chegar em Guairamerím, pequena cidade que faz fronteira com o Brasil. Sem nem perceber olha a foro que meus amigos tiraram de mim!! Fala sério...e ainda ficaram curtindo com minha cara...



 




<><>
 Paceña  deliciosa
                                          <>
                                       Calle Cochabamba
  
Guayaramerín


No comments:

Post a Comment